Questionário

Com que frequência você toma bebidas alcoólicas?

Conceitos & Definições

Beber moderado ou “beber socialmente” são sinônimos?.
Aprenda mais sobre diferentes termos usados para descrever os vários perfis de consumo de álcool, suas diferenças, similaridades e algumas questões científicas referente a cada tipo de consumo. Além do mais, aprenda sobre como muitas pessoas são afetadas pelo consumo mesmo quando os sintomas ainda não estão presentes.

Consumo moderado

Consumo controlado

Beber socialmente

Beber prejudicial

Uso abusivo

Dependência de álcool

Tolerância

Síndrome de abstinência 

Bebedor com problemas

Dose Padrão ou Unidade de Álcool (drink)



  Consumo moderado 

Este é um termo inespecífico de padrão de consumo e contrasta com o beber pesado. Ele sugere que “moderado” seja uma quantidade de álcool que não causa problemas. Algumas vezes, o beber moderado também contrasta com um beber mais leve.


  Consumo controlado

Um padrão de consumo moderado como forma de evitar intoxicações e outros riscos. Este termo é especialmente utilizado quando não existe uma razão para se questionar a habilidade de se beber em um ambiente controlado todas às vezes em que se consome álcool, como no caso de pessoas que têm mostrado alguns sinais de dependência de álcool ou de algum outro uso prejudicial.


  Beber socialmente

  1. Literalmente, beber em companhia, em oposição a um beber solitário.
  2. Frequentemente usado para descrever um livre padrão de consumo que não prejudica o indivíduo.
  3. É um beber mais permissivo, em complacência dos outros pelos costumes sociais ao uso de álcool (também conhecido como “beber integrado”).

O beber social não é necessariamente a mesma coisa que o consumo moderado.  Em algumas sociedades na América do Sul, por exemplo, os indivíduos realizam festas comunitárias chamadas “fiestas” e frequentemente bebem até ficarem intoxicados.


   Beber prejudicial

É um padrão de consumo de álcool que o aumenta os riscos de prejuízos para os usuários e aqueles ao seu redor. O beber prejudicial possui um significado importante em Saúde Pública apesar da ausência de qualquer problema mais grave que o indivíduo venha a ter.


  Uso abusivo

Refere-se ao consumo de álcool que resulta em problemas físicos e mentais. Alguns ainda consideram as consequências sociais dentre os problemas causados pelo álcool.


  Dependência de álcool

É um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetitivo de álcool. Tipicamente, esses fenômenos incluem um forte desejo pelo consumo da bebida, dificuldades em controlar o consumo, uso intenso da substância mesmo sabendo de suas consequências nocivas, alta prioridade ao consumo de álcool em relação a outras atividades e às suas obrigações, aumento da tolerância aos seus efeitos e um estado de abstinência caracterizado por intenso desconforto físico e emocional na ausência da bebida.


  Tolerância

É uma diminuição na resposta dos efeitos do álcool quando o indivíduo realiza seu uso contínuo.

Neste caso, são necessárias doses cada vez maiores para que o indivíduo alcance os efeitos experimentados inicialmente e que eram produzidos a partir de doses menores. Fatores tanto fisiológicos quanto psicológicos podem contribuir para o desenvolvimento da tolerância, a qual pode ser física, comportamental ou psicológica.

A tolerância é um dos critérios para a síndrome de dependência química.


  Síndrome de Abstinência 

É um grupo de sintomas que ocorrem após a retirada de uma substância psicoativa, incluindo o álcool, quando esta é tomada repetidamente, geralmente por um longo período e/ou em altas doses. A síndrome pode estar acompanhada por vários distúrbios fisiológicos.


  Bebedor com problemas

Um bebedor problemático é todo aquele que vivencia problemas quando ingere álcool. Ele pode não beber a quantidade total que está acostumado, mas se usa álcool acaba afetando sua vida pessoal e a de outros ao seu redor. Desta forma, uma grande quantidade de pessoas que possui problemas com álcool não é necessariamente dependente e para parar com  a bebida não precisa necessariamente de um tratamento médico especializado ou grupos de auto ajuda. Essas pessoas podem alterar padrões de pensamento e desta forma beber menos ou parar totalmente o consumo de bebidas alcoólicas.


  Dose Padrão ou Unidade de Álcool (drink)

A dose padrão é uma maneira simples de você perceber a quantidade de álcool que está ingerindo. Ela mede a quantidade de álcool puro em um drink (dose). Uma dose padrão equivale a 8-10 gramas de álcool puro. Para saber o número de doses padrão que você está bebendo use esta fórmula:

Quantidade de doses em litros (Volume) X porcentagem do volume de álcool (%) X densidade do etanol a temperatura ambiente (0,789).

Exemplo: 

500 ml de cerveja que possui 5% de álcool por volume.

0,5L x 5 x 0,789 = 1,97 (aproximadamente 2 doses padrão)

Abaixo veja alguns exemplos:

Cervejas

  • Uma lata ou garrafa de 500ml  de uma cerveja Pilsen (5%) contém cerca de 2,5 doses padrão.
  • As cervejas tipicamente chamadas de “Larger” ou “Ale” pode conter muito mais do que duas unidades de doses padrão para cada 500ml.  

Um litro de uma cerveja típica da Oktoberfest (festa alemã) (5,5% a 6%) contém cerca de 5,5 a 6 doses padrão.

Vinhos

  • Um copo médio (cerca de 75ml)  de um vinho com graduação alcoólica de 12% contém cerca de duas doses padrão. O vinho vermelho pode conter uma maior quantidade de álcool (em média 12% e em alguns casos acima de 16%).
  •  Uma garrafa de vinho de 750ml com uma graduação alcoólica de 12% pode conter 9 doses padrão. Alguns vinhos possuem uma graduação acima de 20%, com cerca de 15 unidades de álcool por garrafa. Uma garrafa de 750 ml de vinho com uma graduação alcoólica de 14,5%pode conter aproximadamente 11 unidades de álcool.

Vinhos fortes

  • Um copo pequeno (50ml)  de um Sherry (vinho espanhol), outros vinhos fortificados ou licores (20% aproximadamente) contém cerca de uma dose padrão.

Destilados

  • A maioria dos destilados vendidos possuem uma graduação alcoólica de cerca de 40%. Usualmente, um copo de destilado (25ml) contém uma dose padrão.

Bebidas Ice

  • A maioria das bebidas Ice contém cerca de 1,4 a 1,5 de doses padrão por garrafa.

 

 

REFERÊNCIAS

Babor, T., Campbell, R., Room, R. and Saunders, J.(Eds.) Lexicon of Alcohol and Drug Terms, World Health Organization, Geneva, 1994.

World Health Organization. The ICD-10 Classification of Mental and Behavioural Disorders: Diagnostic criteria for research, World Health Organization, Geneva, 1993.